Publicado por

3 principais passos para realizar uma Análise de risco

análise de risco

Toda empresa precisa estar ciente dos perigos que o ambiente de trabalho pode gerar aos trabalhadores. De um escritório até uma montadora, existirão os riscos. E para que sejam identificados, e o principal neutralizados, será necessária a realização de uma análise de risco.

Mas, o que isso significa? Segundo o INBEP, “a análise dos riscos é uma técnica ou ação que visa analisar e identificar riscos presentes nos ambientes de trabalho”. Resumindo: ela se trata de identificar os riscos presentes em cada atividade. Ela considera o meio ambiente e a presença de terceiros.

Quer começar a fazer a sua agora mesmo? Veja estes 3 passos:

 

1- Envolvimento dos colaboradores

Este primeiro passo é um dos mais importantes para iniciar sua análise de riscos: envolver todos os colaboradores. Afinal, para adquirir um panorama macro dos possíveis acidentes, nada melhor do que conversar diretamente com aqueles em contato direto com o “risco”. Através do DDS  ou em reuniões específicas, escute o que os colaboradores tem a dizer sobre o ambiente em que trabalham. E também, envolva a diretoria nestas reuniões. Este é o primeiro passo que dará um norte à sua análise de riscos.

 

2- Registrar acidentes ou pontos de atenção

Ao ocorrer um acidente na empresa todos devem esconder, certo? Errado! Mostrar ocorrências de acidentes e até mesmo pontos da empresa onde existe um fator de risco é essencial para que o técnico designado faça sua análise. Isso porque, através destes dados poderão ser realizados estudos para melhorar as deficiências da empresa e vulnerabilidade.

 

3- Medidas Preventivas

Não adianta possuir dados e não implementar. Um bom exemplo disso é o Mapa de Risco, já que, com ele, todos os colaboradores estarão cientes das áreas e riscos presentes na empresa. Dessa maneira, saberão como se comportar em determinadas áreas ou até mesmo poderão reportar à gerência possíveis focos de risco.

Estas são ações simples que toda empresa pode adotar em seu dia a dia para evitar acidentes. E claro, para uma análise completa, converse com uma empresa séria. Dessa forma, o risco se tornará zero na sua empresa e ainda você economizará.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234