Publicado por

10 obstáculos para sua produtividade

Ser uma pessoa produtiva só trás benefícios. Além de levar grandes resultados para a empresa, você consegue diminuir sua jornada e investir em sua vida pessoal.  Mas, para conseguir este tempo extra é preciso desviar de uma série de obstáculos que vão desde resistir a tentação de acessar o Facebook ou bater um papo sobre o final de semana com um colega de trabalho.

Esse tipo de situação acontece com a maioria das pessoas, isso é fato. Pensando em compreender estes obstáculos o site CareerBuilder realizou uma pesquisa com mais de 3 mil profissionais e cerca de 2 mil executivos de RH nos Estados Unidos. Segundo os resultados, 75% das pessoas perdem pelo menos duas horas do expediente com distrações.

Celulares e mensagens de texto são o motivo mais citado pelos entrevistados para sua improdutividade, com 55% das menções. Internet e redes sociais também estão no topo do ranking, com 41% e 37%, respectivamente.

Os smartphones, em particular, são ímas para os distraídos: 83% dos trabalhadores deixam o aparelho sob seu campo de visão e 66% dizem que acessam o gadget várias vezes ao dia enquanto trabalham. Os principais usos não-profissionais dos celulares vão de aplicativos de mensagens (65%) a jogos (24%).

De acordo com Rosemary Haefner, chefe de recursos humanos no CareerBuilder, a solução não é se desconectar da tecnologia, mas saber usá-la com responsabilidade. “Nós precisamos usar esses aparelhos no trabalho, mas estamos a um clique de distrações ligadas às nossas vidas pessoais, como as redes sociais”, diz ela em nota. “A conectividade não é algo ruim, mas precisa ser gerenciada”.

Dito isso, é importante reconhecer que a tecnologia não é a única culpada pelo baixo rendimento no trabalho. Alguns fatores, como a fofoca (39%) ou o bate-papo excessivo com os colegas (27%), existem desde muito antes da invenção do primeiro computador.

 

Mas afinal, quais são os obstáculos? 

Agora sim, veja a lista dos 10 maiores obstáculos para a produtividade segundo o estudo:

  • Celulares – 55%
  • Internet – 41%
  • Fofoca – 39%
  • Redes Sociais – 37%
  • Bate papo com colegas – 27%
  • Intervalos para fumar ou comer – 27%
  • E-mails – 26%
  • Reuniões – 24%
  • Ruídos causados por outros colegas – 20%
  • Trabalhar em um cubículo – 9%

Vale lembrar que você não precisa trabalhar como um robô, sem pausas ou conversa com colegas. O importante é aproveitar os seus picos de produtividade evitando interrompe-los com atividades não pertinentes ao trabalho. Assim, você terá um grande rendimento e também, não esgotará suas energias.

Fonte: Revista Exame. 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234