Planejamento estratégico
Publicado por

Cinco dicas para fazer sua empresa crescer em 2020

Bater as metas, fazer a empresa crescer e começar 2020 com o pé direito é o sonho de muitos empresários. Essa é a melhor época do para planejar as ações estratégicas e as metas para o ano que está prestes a começar. Colocar as ideias no papel, organizar a operação e estabelecer os parâmetros de gestão profissional são ações indispensáveis para o desenvolvimento do negócio. Portanto, com a missão de ajudar sua empresa crescer em 2020 a ASONET preparou cinco dicas para serem aplicadas e desenvolvidas dentro do seu negócio.

Planejamento estratégico

Comece pelo planejamento estratégico. A primeira etapa é certamente definir um objetivo. A meta a ser alcançada será o norteador de todas as ações da empresa. Mas, para fazer um bom planejamento estratégico, é preciso realizar um diagnóstico sobre 2019. Avaliar o que o ano teve de bom e de ruim, assim como as oportunidades e ameaças para o negócio, serve para estabelecer um parâmetro e um ponto de partida. Por exemplo, decidir onde se quer chegar e como irá dedicar tempo e recursos em prol dessa meta.

Planejamento orçamentário

Uma vez que o objetivo de crescimento é estabelecido está na hora de olhar para as questões financeiras. Qual será o planejamento orçamentário para o próximo período? Quais serão os gastos para manutenção do negócio?Quais serão os investimentos para atingir as novas metas estabelecidas na etapa anterior? Tomar decisões baseadas na saúde financeira é um dos elementos mais importantes para fazer a empresa crescer em 2020. Por exemplo.

Para colocar o planejamento orçamentário em prática  você pode responder perguntas como: Quais são os custos diretos e indiretos da sua empresa? Seu planejamento estratégico inclui desenvolver novos produtos e projetos? Quais os recursos você precisa para viabilizar esse projeto? Será preciso contratar pessoas? Se aumentar o número de produtos, precisará investir em novos equipamentos?

Cada estratégia faz surgir novos questionamentos. Mas, converse com a sua equipe e levante os pontos sensíveis dessa decisão. Sem consciência e planejamento orçamentário muitos negócios se afundam em dívidas tentando alcançar seus objetivos estratégicos. 

Planejamento de marketing 

Tão importante quanto saber para onde está indo é saber se comunicar e vender a empresa. Portanto, é preciso pensar sobre a comunicação empresarial, sobre as ações de marketing e sobre o posicionamento de marca nessa época pode fazer muita diferença para o desenvolvimento da empresa. O marketing é uma das estratégias mais importantes para o crescimento do seu negócio. Para alcançar suas metas, você precisará divulgar a imagem da organização, dos seus produtos e dos seus serviços. É importante sentar com a equipe de comunicação, alinhar a estratégia de marketing ao planejamento e estratégico e fazer a força de vendas e atração de clientes trabalhar pelo resultado global da empresa.

Gestão de pessoas 

Os colaboradores são os principais ativos de toda empresa. Portanto, durante essa fase de planejamento a gestão de pessoas deve ser uma das prioridades. Pensar sobre plano de carreira, motivação, crescimento e oportunidade profissional são alguns dos questionamentos que devem envolver essa área. Falando sobre gestão de pessoas nada é tão importante do que zelar pelo bem-estar e saúde dos funcionários. Cuidar das pessoas inclui dedicar atenção especial para a medicina do trabalho. Essa talvez seja a questão mais delicada e crucial desse processo de planejamento. Sem um ambiente de trabalho adequado e seguro as pessoas não conseguem entregar resultados. Lá se vai suas metas e objetivos!

Gestão de saúde – em dia com as obrigações legais

A quinta e última dica é sobre a gestão de saúde. A melhor maneira de proporcionar maior bem-estar, saúde e segurança para os trabalhadores é fazendo uma gestão eficiente das normas de saúde e segurança do trabalho. A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto ações e medidas adotadas pelas empresas para proteger os empregados enquanto este desempenha suas funções.  Esses parâmetros buscam minimizar ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Tão importante quanto cumprir as normas, identificar os riscos e implementar os parâmetros exigidos, é fazer a gestão de processos e envio dos dados para os órgãos regulamentadores do Governo Federal. O não cumprimento de uma dessas etapas pode acarretar em multas e até na interrupção das atividades da empresa. O prejuízo financeiro pela falta de regularização das obrigações é muito maior do que o valor de investimento na contratação de uma consultoria especializada. 

Qual o maior desafio para fazer a empresa crescer em 2020?

Certamente o maior desafio é conseguir cumprir o planejamento e executar as cinco etapas acima de maneira eficiente. A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Você pode contratar empresas especializadas para te auxiliar e guiar ao longo de todo o processo. 

Delegando para empresas competentes e especializadas você ganha mais tempo para se dedicar ao gerenciamento global da empresa. A ASONET Ocupacional pode te ajudar na gestão de saúde. A empresa tem mais de 25 anos de experiência e é referência em medicina do trabalho.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Fale com um de nossos consultores. Acesse: http://materiais.asonet.com.br/orcamentoasonet

Categorizados em: , , ,

Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234