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Como avaliar a necessidade de treinamento da equipe?

treinamento da equipe

Todos nós sabemos o quanto treinar os colaboradores é importante. Seja treinamentos de segurança ou para melhorar habilidades e conhecimentos, eles precisam fazer parte do programa de toda empresa. Além de melhorara e eficiência, os colaboradores ficam mais motivados e preparados para as mais variadas situações. Isso gera mais engajamento com os objetivos da empresa e, eventualmente, melhoria nos resultados. Mas, como avaliar se há a necessidade de treinamento da equipe? E por que faze-lo?

 

Levantamento das necessidades 

Ao realizar um levantamento para verificar a necessidade de treinamento da equipe a empresa adquire um panorama sobre quais setores necessitam de otimização para se tornarem mais efetivos. Além disso, compreender as necessidades facilita na escolha assertiva do treinamento. Compreender o que cada colaborador e setor necessita para alcançar um melhor desempenho ocasiona em um investimento com retorno certo.

 

Entender as necessidades 

Entender quais as necessidades é uma tarefa que precisa ser realizada de forma integrada e internamente. Não vale a pena utilizar formas prontas ou utilizar aquilo que o mercado vem utilizando. É necessário olhar os talentos e setores e realmente compreender o que estão precisando. No geral, melhores práticas para conquistar bons resultados incluem:

  • Avaliação de desempenho: Por meio dela, é possível entender níveis produtivos de colaboradores e setores, além de compreender erros e dificuldades. A partir daí, há formas de levantar quais competências devem ser trabalhadas.
  • Observação: Muitas vezes, os resultados não aparecem traduzidos em de números e relatórios. Então, a observação é tudo. Vale prestar atenção em questões que vão desde conflitos a interesse dos colaboradores.
  • Questionário: Perguntar diretamente ao colaborador também é uma alternativa. Muitas vezes, de acordo com seu plano de carreira e objetivos profissionais, o colaborador deseja fazer alguma especialização. Se fizer sentido para os resultados do negócio, pode ser considerada uma necessidade de treinamento.
  • Avaliações técnicas: Mediante a análise do produto ou serviço final e da satisfação dos clientes, é possível realizar avaliações técnicas em busca de pontos que precisam ser otimizados.
  • Solicitações de área: Em alguns momentos, os próprios gestores da área podem solicitar que determinados colaboradores passem por treinamento. Então, cruze estes dados com de outras ações.
  • Reuniões entre áreas: É comum algumas áreas dependerem de outras para trabalhar de forma assertiva. Então, uma possibilidade é uma reunião com os gestores das áreas da empresa para entender quais competências precisam ser aprimoradas para um melhor fluxo de trabalho.
  • Relatórios, análises e descrições de cargos: Baseando-se nas descrições de cargos e de análises referentes ao turnover em cada função, por exemplo, é possível estabelecer competências e características desejáveis. Cruzando isso com a análise de perfil dos colaboradores atuais, tem-se uma ideia clara do que deve ser trabalhado.
  • Entrevistas de desligamento: Quando um trabalhador se desliga, dentre as causas podem estar desmotivação e insatisfação. Com isso, realizar uma entrevista de desligamento permite que a empresa saiba em que pontos falou, especialmente na capacitação, prevenindo novas saídas.

 

Por que avaliar a necessidade de treinamento? 

Fazer um levantamento da necessidade de treinamento da equipe permite que os treinamentos sejam mais eficientes e mais bem aproveitados. Para tanto, é necessário fazer avaliações de colaboradores e equipes e também perguntas e reuniões diretas de modo a chegar à seleção das necessidades principais.

Fonte: Meu mundo RH.

 

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Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

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