Se você deseja participar da promoção da ASONET é so acessar a págin promoção eletrizante: https://materiais.asonet.com.br/promocao-eletrizante e preencher o formulário.
Publicado por

Laudo elétrico: Entenda a NR10 e porque ela é importante para seu negócio

A má conservação das instalações elétricas e a não manutenção dos sistemas elétricos da empresa podem causar acidentes de trabalho gravíssimos. Entre os mais recorrentes estão: queima e perda de equipamento, incêndios e choques que podem ser fatais para os trabalhadores. Portanto, o descaso acaba sendo a principal causa desse tipo de acidente e o que é mais surpreendente é que a maioria deles não acontecem com leigos mas sim com eletricistas profissionais. Ou seja, são profissionais que deveriam não só conhecer os riscos, como também seguir os procedimentos de segurança e uso dos devidos equipamentos de proteção individual previstos na NR10.

Por isso, é fundamental que empresas e profissionais sigam o que determina a legislação brasileira, contribuindo para a conscientização em torno dos perigos da eletricidade. Portanto, cumprir com as práticas preventivas de segurança do trabalho é uma obrigação da empresa e um direito do profissional.

Promoção eletrizante

Para ajudar as empresas a estarem em dia com suas obrigações, a ASONET lançou a promoção eletrizante, que vai emitir o laudo elétrico, após conferir todas as instalações elétricas da empresa, e verificar e corrigir possíveis falhas nos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como pára-raios. Mas, a promoção tem validade até dia 28 de fevereiro de 2020 e, aqueles que já são clientes da empresa, podem usar os pontos VIPs para conseguir descontos e condições especiais de pagamento. Se você é cliente ASONET, e possui pontos dentro do programa de fidelidade, agora é a hora de utilizar. Consulte sua fatura e entre em contato com a equipe comercial. Aqueles que não são clientes também podem, e devem, aproveitar a promoção. Para saber sobre as condições especiais de pagamento e desconto entre em contato com a empresa.

O que é a NR10?

A NR10 – Norma Regulamentadora 10 – é uma diretriz obrigatória que tem como objetivo conduzir e regulamentar todos os serviços que envolvam eletricidade e seus riscos. No entanto, quando esses parâmetros são adotados, eles são eficientes  para garantir a saúde e a segurança de todos os profissionais que estejam envolvidos, direta e indiretamente, nas atividades que incluam eletricidade.

Qual a importância da norma?

A norma cria padrões de segurança para as empresas garantindo as instalações, a proteção dos equipamentos, a segurança dos funcionários e a operação segura da companhia. Por isso, sua aplicação contribui para evitar acidentes que geram afastamento, risco de morte e doenças permanentes. É claro que mesmo seguindo as orientações de segurança, mantendo as instalações em dia e fornecendo equipamentos de proteção individual, infelizmente, o trabalhador ainda pode sofrer acidentes. Mas, o princípio da norma é reduzir as chances de que algo grave aconteça.

As empresas têm o dever de manter o ambiente seguro e cumprir a legislação. Além disso, também é obrigação dos empregadores informar os funcionários sobre os riscos aos quais eles estão expostos e as práticas que precisam ser adotadas para prevenir acidentes. Inclusive, todo colaborador tem o direito de recusa, que consiste em não ser obrigado a desempenhar suas funções, se houver a constatação de riscos graves a sua segurança e saúde.

Ao descumprir a norma, a empresa está exposta a sofrer interdição das atividades. Por exemplo, a interdição corresponde a paralisação total ou parcial do setor afetado e dos equipamentos da empresa. A interrupção dos serviços dá o direito  à empresa de corrigir as situações de risco e implantar as medidas de proteção. Durante esse período os trabalhadores têm o direito de receber o salário normalmente.

Quais são as principais regras que a NR10 estabelece?

Confira os principais aspectos previstos pela norma:

  • Manter os diagramas elétricos das instalações atualizados e de fácil acesso;
  • Manutenção periódica dos equipamentos e instalações elétricas. Entre eles: quadros elétricos, subestações, transformadores, etc;
  • Garantir a segurança dos trabalhadores;
  • Criar procedimentos específicos para eliminação do pagamento de adicional de periculosidade para eletricistas;
  • Em instalações acima de 75w, criar prontuário com documentos relevantes, anotações de inspeções e medições, relatórios que comprovem as condições de segurança e demais informações;
  • Trabalhos de média tensão devem ser executados por trabalhadores habilitados através de treinamento específico. Bem como as instalações elétricas deverão ser verificadas por profissionais técnicos habilitados, devidamente registrados pelo CREA
  • Fornecer e fiscalizar o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, relacionados aos sistemas elétricos para todos os funcionários envolvidos nesse tipo de atividade.

Devo aproveitar a promoção da ASONET?

Nessa época do ano, com maior incidência de temporais e chuvas frequentes, aumentam os casos de acidentes, graves e não graves, envolvendo descargas elétricas. Esse é um bom momento para atualizar os diagramas elétricos, garantir um laudo elétrico confiável, realizar uma manutenção nos sistemas da empresa e conferir os parâmetros do SPDA. Se você deseja participar da promoção da ASONET é so acessar a página promoção eletrizante: https://materiais.asonet.com.br/promocao-eletrizante e preencher o formulário.

Categorizados em: , , , ,

Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234