crescimento da empresa e a gestão SST
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Investimento em saúde ocupacional: entenda a relação entre o crescimento da empresa e a gestão SST

Infelizmente, ainda existem muitas empresas que consideram o investimento em saúde ocupacional apenas uma obrigação legal. Essas empresas não apostam na gestão de saúde como algo estratégico para o crescimento do negócio. Contudo, as organizações mais rentáveis do mundo enxergam a saúde e a segurança do trabalho como algo intrínseco e indispensável para o fortalecimento e expansão de sua marca.

Por isso, as empresas que mudam o olhar e começam a ver o investimento em saúde ocupacional como um aliado de suas estratégias, conseguem cavar mais oportunidades e obter lucros muito maiores. Por exemplo o Google. Ele se tornou uma empresa que incluiu como parte de sua estratégia fornecer aos seus funcionários qualidade de vida,  flexibilidade de trabalho, autonomia e bem-estar. Dessa forma, a companhia conseguiu inovar dentro dos seus escritórios proporcionando uma experiência tão valiosa que seus colaboradores não querem mais sair do trabalho. 

No entanto, apesar de ser uma empresa aspiracional, você não precisa transformar completamente seu modelo de negócio e nem tornar-se o Google para colher os benefícios de uma cultura focada na saúde e qualidade de vida dos colaboradores. Nesse artigo, vamos entender como funciona a medicina do trabalho e como você pode, com pequenas mudanças, fazer a empresa crescer investindo em SST.

O que é a medicina do trabalho e o que ela faz pelas empresas?

A medicina do trabalho é a área dentro das organizações que lida com a prevenção de doenças no ambiente ocupacional e com o controle de risco para a saúde e segurança dos colaboradores. Sua principal função é garantir a segurança física, psíquica e emocional dos funcionários para que esses consigam exercer suas atividades laborais de maneira plena e sem comprometer sua qualidade de vida. 

A medicina do trabalho também é responsável por gerenciar os documentos legais referentes às normas regulamentadoras e por administrar o afastamento e absenteísmo das equipes de trabalho. Se você é dono ou administrador de uma empresa sabe o quanto os afastamentos impactam de maneira negativa a produção e o rendimento da companhia.

Por que o investimento em saúde ocupacional faz sua empresa crescer?

Um programa de saúde eficiente impacta em muitos fatores que afetam o crescimento da empresa. Alguns deles agem na redução de custos, enquanto outros estão ligados a aumentar os lucros e o crescimento.

Redução de gastos

Um bom programa de medicina do trabalho reduz os índices de afastamento e diminui de maneira significativa as possibilidades de surgirem ações trabalhistas no futuro. Implementar uma boa cultura de saúde faz com que a empresa reduza os gastos com funcionários afastados e com o passivo trabalhista. As indenizações costumam criar grandes rombos no orçamento. Com mais dinheiro em caixa, a organização consegue investir em inovação, novos equipamentos e em expansão.

Prevenção de doenças e acidentes

Os profissionais da medicina do trabalho ou as consultorias parceiras conseguem identificar e agir diantes dos sintomas de doenças crônicas de trabalho e diante das  causas de acidentes. Dessa forma, é possível solucionar problemas a partir da raiz. A empresa especializada também auxilia no uso correto de equipamentos e nos procedimentos mais indicados para execução das funções de trabalho. Agir de maneira preventiva exige uma fiscalização constante. Essas ações melhoram a produtividade e ajudam no crescimento da empresa.

Credibilidade e atração de clientes

Toda empresa que deseja crescer no mercado precisa atrair e manter clientes. Quando a organização consegue construir uma reputação de credibilidade ela aumenta as chances de ser vista e entendida como uma empresa séria. A consequência são clientes mais fiéis e satisfeitos com o negócio. Ao promover saúde, qualidade de vida e melhorar a imagem da empresa isso também fará com que os melhores profissionais do mercado queiram trabalhar com você. Tendo a melhor mão de obra você poderá fazer mais e melhor. Isso sem contar que a credibilidade também atrai investimentos externos e fornecedores competentes. 

Como implementar a medicina do trabalho na sua empresa?

Entender e estudar os pontos do tema é o primeiro passo. Para isso, acompanhe as mudanças na lei, faça um levantamento de todos os pontos de gestão de saúde que a sua empresa já possui e comece um programa se adequando ao que é obrigatório.

Existem ao menos duas formas de implementar um programa de medicina do trabalho. A primeira delas é contratando uma equipe interna e reservando um espaço para um consultório médico próprio dentro da empresa. Nesse espaço, você vai precisa manter um médico especialista em medicina do trabalho e ele deve estar habilitado para o Programa de Prevenção de Riscos e Ambientais (PPRA), Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LCTCAT), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Perfil Profissional Previdenciário. Isso tudo porque é indispensável que o profissional que for desempenhar essas funções esteja apto para implementar todos os sistemas exigidos por lei. 

A vantagem de implementar o programa dessa forma é que com uma equipe interna você sempre terá um profissional de prontidão para atender suas necessidades. Mas, a desvantagem é que nem sempre essa equipe vai dar conta de toda a demanda, da complexidade da empresa e de acompanhar as mudanças das normas e leis. Além disso, com a equipe interna você também terá que  gerenciar as intercorrências, ausências, contratações e substituições desses profissionais. 

A segunda opção, que está se tornando cada dia mais atraente para a maioria das empresas, é terceirizar esses serviços de saúde e segurança. Atualmente, existem diversas consultorias especializadas em medicina do trabalho. Essas empresas mantêm um quadro de funcionários e um consultório sempre equipado. Ao optar pela terceirização a empresa enxuga os gastos, aumenta o suporte qualificado e diminui os custos. 

Esteja em dia com as obrigações legais

E claro, tão importante quanto cumprir as normas, aumentar o investimento em saúde ocupacional,  identificar os riscos e implementar os parâmetros exigidos, é fazer a gestão de processos e o envio de dados para os órgãos regulamentadores do Governo Federal. É essencial estar sempre em dia com suas obrigações do eSocial.

Sendo assim, se você optar pela sua forma de implementação do programa de medicina do trabalho, conte com a gente! A ASONET é pioneira na prestação de serviços na área de gestão de saúde ocupacional. A empresa está sempre atenta a legislação, acompanhando de perto as mudanças na lei e atualizando rapidamente todos os parâmetros dentro de seus clientes. Além disso, mantém uma equipe técnica altamente qualificada, consultórios e clínicas de exame modernos e com tecnologia de ponta. 

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Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

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