Publicado por

Por que a SIPAT é importante?

sipat

Manter os seus colaboradores conscientes sobre os riscos que estão correndo durante o trabalho é essencial. Além de descrito por lei, contribui para um ambiente de trabalho seguro e agradável. Pensando nisso, foi criada então a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Nela, são realizadas atividades com o objetivo de alertar os funcionários para a prevenção de acidentes e também atividades para melhorar a saúde e segurança no local de trabalho. O evento é realizado anualmente em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Ela é realizada conforme as normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Tem como objetivo identificar quais os possíveis riscos no ambiente de trabalho e alertar sobre o cumprimento das normas e realizar ações preventivas. Vale lembrar que toda empresa com trabalhadores dependentes de um salário, por lei, precisa ter a CIPA. Mesmo que o risco desse trabalho seja mínimo.

Durante o evento, realizam-se atividades informativas como gincanas, palestras, sorteios, atividades motivacionais, entre outras. O intuito é sempre criar uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários. Alem disso, motivá-los ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o cumprimento das normas que tornam seu trabalho um ambiente mais seguro.

 

Funcionário atento

É indispensável também a observação dos próprios colaboradores sobre o ambiente de trabalho. É importante que estejam atentos e sugeriram melhoras na prevenção de acidentes, doenças e segurança para o bem de todos os envolvidos. Isso independente de cargo e responsabilidade que ele assume na instituição. Ainda que demais obrigações sejam da CIPA e de seu respectivo presidente, vice-presidente e secretário, que representam a comissão dentro da empresa a perspectiva do colaborador deve ser levada em consideração.

A realização da SIPAT é tão importante quanto qualquer outro evento ao longo do ano. O tema escolhido pelos organizadores deve ser diferente a cada edição, assim como as atividades lúdicas. Isso motivará os empregados a compreender a importância da SIPAT como garantia de condições do exercício de sua profissão, não apenas como norma regulamentada pelo Ministério do Trabalho.

Fonte: Equipe ASONET

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234