Publicado por

Por que devo realizar treinamentos de segurança na minha empresa?

treinamentos

Nós já falamos aqui no blog sobre os benefícios dos treinamentos de segurança para qualquer tipo de empresa mas você imagina o por que realiza-los? Cada empresa possui uma necessidade diferente, seja baseando-se em seu ramo de atividade ou porte. Mas uma coisa todas tem algo em comum: devem se preocupar com a segurança dos funcionários. Mesmo uma empresa onde sua atividade principal não gere um risco, coisas simples do dia a dia são capazes de causar um grave acidente.

Pensando nisso, os treinamentos de segurança tem a função de ensinar, ou em alguns casos relembrar, procedimentos, reforçar a cultura da empresa, realizar a integração de novos trabalhadores ou equipes, manuseio de equipamentos e principalmente evitar acidentes de trabalho. Em resumo, os treinamentos são importantes para:

  • Engajar os colaboradores;
  • Reduzir absenteísmo e afastamento por doenças;
  • Reduzir gastos;
  • Capacitar colaboradores;
  • Reduzir o número de acidentes e ocorrências.

 

Tipos de Treinamento

Para ajuda-lo a realizar o treinamento adequado, separamos alguns tipos mais comuns. Sua aplicação poderá ser realizada por sua própria equipe de segurança ou empresas especializadas:

  • Treinamento de Capacitação: Visam ensinar ao colaborador o manuseio de algum equipamento, como se portar em determinadas situações, etc.
  • Treinamento Admissional ou de Integração: Apresenta ao colaborador a cultura da empresa, os possíveis riscos da função e demais orientações básicas;
  • Treinamento de Cultura Preventiva: Tem seu foco na implementação da cultura de prevenção de riscos. Ele andará lado a lado com a Análise de Riscos, sempre de olho se os ensinamentos estão sendo aplicados e se estão corretos.

 

É essencial que os responsáveis fique sempre atentos quanto as necessidades da equipe. Cada função de trabalho requer um tipo diferente de treinamento e períodos diferentes de aplicação. Então busque sempre ouvir seu time sobre suas necessidades e observações.

Fonte: Falando de Proteção.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234