Publicado por

Quais as principais causas de absenteísmo no trabalho

causas de absenteísmo

 

O absenteísmo é caracterizado pela ausência de um colaborador durante um determinado período de tempo. Essa ausência pode ser caracterizada como faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não. Pode não parecer mas estas ausências podem gerar diversos problemas como perda de produtividade, aumento de custos e clientes insatisfeitos. No final do mês, isso pode se reverter em queda nas vendas e baixo faturamento.

Mas, como identificar as causas de absenteísmo no trabalho? O primeiro passo é encontrar quais as causas para este tipo de comportamento. Então, acompanhe este post e veja alguns motivos que levam as faltas e a melhor maneira de contorna-lo:

 

Problemas de saúde

Esta é umas das principais causas de absenteísmo no trabalho. Isso porque, além de lidar com problemas de ordem física, muitos colaboradores precisam enfrentar transtornos mentais e emocionais. A depressão, por exemplo, é uma das doenças que mais afeta os trabalhadores no Brasil.

Por isso, é importante que a empresa forneça um ambiente de trabalho e clima organizacional agradável, onde o assédio moral e bullying sejam práticas abolidas. Para aqueles colaboradores com problemas de ordem física, a empresa pode oferecer um plano de saúde diferenciado ou até mesmo horários mais flexíveis. Assim, é possível permitir consultas em médicos ou sessões de fisioterapia, por exemplo, com facilidade.

 

Ausência de valorização

Um alerta para toda empresa que deseja reter talentos: comece a valorizar seus colaboradores. Uma das causas de absenteísmo é justamente a falta de valorização. E ele é somente uma ponta do problema. A empresa corre o sério risco de perder este colaborador. Por mais que o país esteja em tempos de crise, manter funcionários dentro de sua empresa é muito importante.

A valorização e reconhecimento estão ligados diretamente com a autoestima. Em resumo, um colaborador que não recebeu um feedback após um projeto interessante, por exemplo, sofrerá uma perda de motivação após determinado período. A consequência? Esse colaborador poderá preferir ficar em casa ao invés de ir ao trabalho.

Então, incentive os gestores a ficarem atentos aos talentos presentes na equipe. É preciso abolir da empresa o pensamento de que os profissionais “estão fazendo nada mais do que sua obrigação”.  O feedback é algo muito importante e de fácil implementação.

 

Estrutura ruim de trabalho

É importante que a empresa forneça os recursos para que o colaborador possa exercer seu trabalho. O profissional que se sente limitado por ausência de equipamento ou tecnologia ficará de “mãos atadas” e será um forte candidato ao absenteísmo. Isso porque, sua motivação cairá e ele verá menos sentido em seu trabalho.

Portanto, investir na estrutura é primordial para evitar a desmotivação e a falta de comprometimento.

 

Má gestão dos benefícios

Imagine a seguinte situação: você está indo para o trabalho mas não consegue utilizar o vale-transporte. Como se sentiria? Essa não é simplesmente uma desculpa para não ir trabalhar. Uma má gestão dos benefícios está entre as causas do absenteísmo que gera mais insatisfação e desmotivação.

É essencial contratar uma empresa de confiança para fornecimento destes benefícios para assim, estar sempre disponível quando o colaborador utilizar. E claro, fornecer uma carteira de benefícios ampla.

Gostou destas dicas? Então compartilhe e nos dê sua opinião.

Fonte: Meu Mundo RH.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234