Publicado por

Qual a relação entre metas e a motivação da equipe?

motivação da equipe

Para que uma empresa alcance todo o seu potencial e siga em frente, são necessárias duas coisas: metas bem estabelecidas e uma equipe comprometida em executa-las. E por mais distintos que estes elementos sejam, estão diretamente ligados. Isso porque, a motivação da equipe poderá ser fortemente estimulada através das metas planejadas pelos gestores.

São inúmeras as possibilidades para manter os colaboradores engajados  em sua tarefas.Possibilidade de bônus, dias de folga extras, promoções, entre outros benefícios são ferramentas muito utilizadas para garantir o melhor desempenho. Porém, alguns ajustes na agenda e estabelecimento de objetivos podem ser tão efetivos quanto.

Então, entenda qual a relação entre metas e a motivação da equipe:

 

Acompanhamento do progresso

Dentre os fatores que mantém uma equipe motivada está a possibilidade de acompanhar o próprio progresso. Para comprovar essa atitude, foi realizado um teste com trabalhadores da lavoura. Os trabalhadores deveriam fazer o corte em uma linha reta. Foram separados em dois grupos: no primeiro, apenas o começo e o fim da tarefa estavam marcados enquanto no segundo, a tarefa estava marcada a cada 2 metros. Como resultado, o segundo grupo foi capaz de concluir a tarefa mais rápido e também, com menos fadiga.

Isso ocorre porque o cérebro humano tende a acelerar o desempenho quando percebe que uma meta está prestes a ser concluída. Quebrando esta tarefa em pequenos objetivos é possível interpretar a conclusão de cada etapa como uma tarefa fechada, ganhando um pequeno impulso a cada uma.

 

Satisfação pelo sucesso

Outro fator forte para a motivação da equipe é saber que o objetivo foi alcançado. Tarefas abertas ou muito prolongadas tendem a causar frustração em todos os colaboradores por não apresentar uma conclusão clara. Parece que o trabalho será eterno e jamais recompensado.

Mas com metas claras e objetivas, todos saberão onde chegar e quando. Isso evita a frustração de um trabalho longo e gera a satisfação por cada objetivo concluído.

 

Redução na perda de foco

Um problema que compromete a motivação da equipe é a mudança constante de objetivos durante os projetos. Claro, todo gestor sabe que em certas situações é necessário adaptar e até mesmo mudar planos. Porem, quando essa mudança acontece sem uma justificativa clara, os colaboradores provavelmente se sentirão perdidos e questionarão qual a finalidade de suas funções.

Por isso, metas bem estabelecidas e estáveis tendem a sem manter independente de alterações no trajeto. Isso oferece a equipe segurança para continuar o trabalho e que progressos vem sendo realizados.

 

Visão clara sobre o desempenho   

Mais um fator que contribui para a motivação da equipe a médio e longo prazo são feedbacks de desempenho. Após a conclusão de um projeto, eles precisam saber como fui sua atuação. É uma excelente oportunidade para corrigir erros e motivar a manutenção de boas práticas. Isso seria impossível sem a determinação do objetivo que o time deveria ter alcançado naquele período.

Agora que você já sabe como as metas estão unidas a motivação da equipe, chegou a hora de maximizar a eficiência dos seus colaboradores. Vamos?

Fonte: Meu mundo RH.

 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234