empresa segura
Publicado por

Sua empresa segura: aprenda a proteger sua operação e funcionários durante a pandemia de COVID-19

O ano de 2020 está sendo de grandes desafios para as empresas. Principalmente às pequenas e médias que precisam se adaptar com rapidez e flexibilidade. Diante de toda instabilidade causada pelo novo COVID-19 a maioria dos empresários não sabe o que fazer para manter a empresa segura, protegendo a operação e os funcionários. No intuito de auxiliar neste momento difícil, separamos algumas dicas indispensáveis para um plano de contingência de crise bem como diretrizes para retomada das atividades assim que a pandemia acabar.

Embora existam medidas que possam ser tomada por todas as empresas, nada substitui a avaliação de um especialista em saúde e segurança do trabalho para criar diretrizes e avaliar individualmente a necessidade de cada organização. Afinal o porte, área de atuação, segmento, quantidade de funcionários, tipo de operação, tudo isso influencia na tomada de decisão em relação a segurança da empresa e dos colaboradores. Para fazer uma avaliação específica para sua necessidade entre em contato com a Asonet.

Monte um comitê para tomada de decisões importante

Se a sua empresa ainda não tem um comitê de crise está na hora de criar um imediatamente. Faça isso o quanto antes, pois assim que as medidas de afrouxamento da quarentena forem anunciadas pelos governos locais você precisará tomar decisões rapidamente e ter a equipe certa te apoiando é a melhor maneira de começar uma retomada da operação para manter a empresa segura. Esse comitê precisa ter autonomia para tomada de decisão sobre assuntos urgentes. A equipe de respostas de emergência não pode centralizar o poder na mão de uma pessoa só. Para funcionar, tem que ser algo descentralizado e eficiente. Capaz de tomar decisões rapidamente e inclusive romper burocracias que impedem a fluidez de tudo. Quanto aos membros desse comitê, a empresa deve avaliar seus próprios profissionais e, se necessário, trazer novos para adequar seus negócios às características regionais.

Gestão de riscos para manter a empresa segura

Algumas empresas já possuem gestão de risco e análise de pontos críticos mapeados, mas diante de uma situação como a que estamos vivendo novas variáveis, que antes eram impossíveis de serem previstas, podem acabar se tornando fatores de emergência. Sendo assim, toda empresa deve atualizar os protocolos de risco, e partir disso, criar processos para responder aos novos cenários. Faz parte dessa análise questões relacionadas ao espaço físico, aos funcionários e terceiros, processos e produção, fornecimento, logística, capital financeiro, etc.

Comunicação transparente e informação

A informação é a melhor ferramenta para tomada de decisão. Manter todas as pessoas envolvidas atualizadas sobre as medidas adotadas pela empresa é parte essencial dentro das próximas fases para a retomada econômica. É importante fortalecer o gerenciamento de informações e serviços aos clientes para evitar uma visão negativa decorrente de negligência ou inconsistência. Nesse sentido, os funcionários também são um público importante desse processo. O sistema de informações deve ser usado para informar seus colaboradores sobre os novos protocolos de segurança envolvendo a disseminação, prevenção e contenção da doença. 

Coloque a saúde dos funcionários acima de qualquer decisão de negócio

Diante de tantos efeitos negativos que uma crise como essa pode causar ao negócio nenhum é pior, ou mais grave, do que colocar a vida das pessoas em risco. 

Portanto, tenha em mente que sem pessoas não existe organização e coloque o bem-estar dos colaboradores acima de qualquer decisão. A área de medicina ocupacional deve ganhar uma posição de destaque nesse momento já que garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores é uma prioridades. Se você ainda não faz a gestão de saúde da sua empresa coloque isso na pauta para os próximos meses.

Garantir a segurança e a saúde dentro do ambiente de trabalho 

As empresas devem garantir a segurança dos ambientes de trabalho. Limpando e desinfetando com rigor esses locais, seguindo as exigências das autoridades sanitárias e de saúde pública. É fundamental estabelecer diretrizes de proteção pessoal para funcionários baseadas em fatos e aumentar a conscientização sobre segurança e prevenção de riscos.

Dentro desse contexto fazer a testagem para o COVID-19 em todos os colaboradores é uma atitude indispensável para manter sua empresa segura. Afinal a testam ajuda a identificar os colaboradores que já foram infectados e produziram anticorpos contra a doença.

Também faz parte das responsabilidades da área de saúde e segurança do trabalho garantir o bem-estar emocional dos colaboradores. A ansiedade e depressão decorrentes desse momento de estresse pode fazer com que as pessoas adoeçam e tenham que se ausentar de seus postos. Por tanto, inclua a saúde emocional de seus funcionários nesse planejamento e ofereça atendimento psicológico online para que eles mantenham o equilíbrio.

Planejamento de cenários possíveis

Dedique-se a planejar tentando antever problemas e cenários possíveis. Sabemos o quanto isso é difícil, mas fazer esse exercício te torna capaz de prever os impactos que o negócio ainda pode sofrer com a instabilidade do cenário. Para fazer esse exercício criamos algumas perguntas que você pode se fazer. Por exemplo: Como o ser mercado de atuação está reagindo à pandemia? Como os seus concorrentes estão se movimentando? Como seus clientes, parceiros e fornecedores foram afetados e o que ainda pode acontecer em suas empresas? Procure saber sobre as ações governamentais que estão incentivando seu setor, ou que podem impactar a continuação de sua atividade. E o mais importante de tudo busque aprendizados com o que está acontecendo e oportunidades de melhorar o negócio. Pergunte-se com frequência: como aprimorar o seu negócio daqui em diante?

É fato que momentos de crise são também de boas oportunidades, portanto, permita-se aprender e saiba que as empresas que sobreviverem a isso estarão mais fortes e preparadas. 

Faça parcerias sólidas e construtivas

Por fim, estabeleça parcerias sólidas para o seu negócio. É um bom momento para procurar fornecedores alinhados a sua estratégia, preocupados com a sua operação e sobrevivência. Além disso, também é a hora certa para reconhecer e solidificar parcerias antigas. As empresas que permanecerem fiéis ao seu negócio demonstrando apoio e entregando o melhor são aquelas nas quais você pode confiar e deve manter por perto. Nessa lista incluas as organizações que durante a pandemia inovaram propondo produtos e serviços para ajudar a população e as outras empresas a passarem por esse momento.

Procure uma empresa de medicina do trabalho para implementar os novos protocolos de saúde. e manter sua empresa segura. A Asonet tem 25 anos de experiência na área e a empresa é pioneira na prestação de serviços na área de gestão de saúde ocupacional. Estamos acompanhando a legislação e atualizando todos os nossos clientes para mantê-los dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde.

Acesse: http://materiais.asonet.com.br/orcamentoasonet

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234