Publicado por

Como melhorar a produtividade dos colaboradores?

produtividade dos colaboradores

Todos sabem que para adquirir ótimos resultados em uma empresa é necessário um trabalho em equipe. Dessa maneira, é possível contar com o apoio dos colegas para conquistar objetivos. Por isso, aumentar a produtividade dos colaboradores é um trabalho importante para o sucesso de qualquer empreendimento. É cada vez mais comum as empresas investirem na gestão de pessoas e no clima organizacional com o objetivo de resultados reais.

Para isso, veja algumas dicas sobre como melhorar a produtividade dos colaboradores:

 

Avaliação do atual desempenho

Este primeiro momento é para avaliar a lacuna entre o real e o ideal. Em outras palavras, é preciso avaliar o que é produzido atualmente pela equipe e o quanto deveriam realmente produzir.

Para isso, utilize métricas como o volume de vendas atual, o índice de satisfação dos clientes, tempo médico de negociação, etc. Caso não saiba muito bem como e quais dados coletar, é interessante contratar um consultor.

 

Definição de metas SMART 

Agora que você possui os indicadores em mãos, já possui uma noção sobre seu cenário atual. Agora, é o momento de elaborar e definir metas mais claras aos colaboradores.

Para que estas metas sejam bem elaboradas, elas precisam seguir o padrão SMART. Ele significa, segundo o termo em inglês, Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-based (temporal). Para a elaboração é importante ter o auxílio de pessoas chaves de cada equipe, alguém que conheça os colaboradores, suas dificuldades e potencial.

 

Informar a mudança de metas aos colaboradores

Este momento requer muita atenção. É preciso que todos os colaboradores entendam o motivo desta mudança e quais os indicadores de avaliação. Realize uma reunião com a equipe e esteja pronto para ouvir críticas e esclarecer dúvidas. Tenha certeza de que elas virão. Este é um passo importante para melhorar a produtividade dos colaboradores.

 

Acompanhar o dia a dia

É neste momento em que boas ideias tendem a fracassar. Apenas definir e informar metas, por mais bem elaboradas que elas sejam, não trará resultados por si só. Para que tudo funcione corretamente acompanhe o trabalho dos colaboradores e forneça feedbacks. Isso deve se tornar um hábito no dia a dia do negócio.

 

Analisar o desempenho final

Após o término do período estipulado, volte a avaliar o desempenho dos colaboradores. Utilize aquelas mesmas métricas que você levantou no passo 1. Com eles em mãos, veja se as metas foram alcançadas. Isso irá motivar os colaboradores a buscarem resultados melhores. Caso não tenha conseguido, cobre novos resultados, indique onde falharam e demonstre que confia em seu potencial de sucesso.

 

Recompensar seus colaboradores pelos resultados

Essa atitude é muito valorizada por qualquer colaborador. Infelizmente, muitos gestores acabam esquecendo desta etapa do processo de melhoria da produtividade da equipe. Mas tenha a certeza de que fará toda a diferença no final das contas. Recompensar nem sempre é pagar um salário maior mas sim deixar claro que reconhece e valoriza seu trabalho. Pequenas premiações como, por exemplo, uma vaga exclusiva na garagem, que não tem custo algum para empresa, podem ser bastante valorizadas.

Estas são algumas dicas para melhoria da produtividade dos colaboradores mas, tenha em mente que outras questões podem influenciar no resultado final. Invista no treinamento da equipe, em equipamentos de trabalho e um clima organizacional agradável. Além disso, manter um bom relacionamento com os colaboradores é  importante para alavancar a produtividade.

Fonte: Meu Mundo RH.

 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por Marketing Asonet

x
x

Diagnóstico gratuito







Engenheiros de segurançaMédico do trabalhoGerente SST

1234